Quem nunca se sentiu tímido em pelo menos em uma situação, que atire a primeira pedra! Em grau moderado, a timidez é necessária pois é um de nossos reguladores sociais, um inibidor ou espécie de freio dos excessos condenados pela sociedade. Ou seja, nos impede de sermos muitas vezes inconvenientes. Em outras palavras, trata se de um mecanismo de defesa que nos leva a agir com cautela em situações novas ou com pessoas desconhecidas.
O problema é que em maior grau (frequência e intensidade) a timidez pode comprometer de forma significativa a realização pessoal e profissional de um indivíduo, diminuindo demais a sua qualidade de vida. É uma inibição acompanhada de uma sensação de extremo desconforto, caracterizada pela preocupação obsessiva com que os outros pensam.
No geral, é comum que por traz da timidez exista uma pessoa muito crítica, com os outros e com ela mesma. Sendo assim, diminuindo essa crítica, consequentemente conseguimos ir diminuindo essa inibição prejudicial. É libertador ir deixando de lado a autocobrança da perfeição e aprendendo a enxergar as delícias da imperfeição, a leveza de rir de si mesmo com amor próprio, auto confiança e segurança.
O auto conhecimento contra a timidez
Auto conhecimento também faz parte do tratamento contra a timidez. Olhar com respeito para características da sua personalidade, faz com que se possa entender que não é necessário mudar o seu jeito de ser. Pode ser uma característica sua ser mais introspectivo, observador e mais de ouvir do que de falar. A timidez é estar nessa posição, mas com um enorme sentimento de desconforto.
Há situações que causam timidez nas pessoas quase de maneira unânime, como falar para um grupo grande de pessoas. Porém, sentir grande dificuldade para pedir uma informação a um desconhecido ou conversar com pessoas até mesmo próximas, atrapalha demais o dia a dia do tímido.
Muitas vezes, tentando ajudar ou por falta de empatia, as pessoas colocam o tímido em evidência ou pior ainda, colocam sua timidez em pauta numa roda de pessoas. Isso não ajuda e ainda atrapalha bastante.
Tratar a timidez não requer mudar de personalidade, é como fazer as pazes consigo mesmo, que pode estar sendo seu pior inimigo, já que seus pensamentos e sentimentos tem sido péssimos em relação a você.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.