Psicopedagogia

A psicopedagogia trabalha o processo de aprendizagem, atraso no desenvolvimento e na coordenação motora, dificuldades na atenção, concentração, alfabetização, leitura, escrita ou raciocínio lógico. Acima de tudo, seu foco está no desenvolvimento da autonomia e independência através da relação com o saber/aprender.

Em primeiro lugar, é realizada uma avaliação que investiga o processo de aprendizagem do paciente para compreender suas competências e dificuldades, através de entrevistas com seus responsáveis, análise do material escolar, realização de atividades e testes. Depois disso, a intervenção é realizada através de atividades nas próprias sessões, além de orientação dos pais e reuniões com a escola.

Desta forma, são verificadas as potencialidades e o vínculo que o sujeito tem com a aprendizagem, através de recursos como jogos, dramatizações, desenhos, computador, livros e caixa de areia. Posteriormente, esses mesmos recursos também são utilizados no processo de intervenção psicopedagógica, em que levamos em conta os interesses e as potencialidades do aprendente para resgatar nele o prazer e o sentido do aprender. Através de atividades que proporcionem momentos de autoria é que o paciente vai resignificando sua aprendizagem e tornando-a saudável.

Dificuldade de Aprendizagem e Psicopedagogia

É um termo genérico que se refere à alteração nas possibilidades de aprender e entre as causas primárias temos as dislexias, discalculias, déficit de atenção e hiperatividade. Porém, também podem ser secundárias, consequência de quadros, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental, problemas psicológicos, pedagógicos, socioeconômicos e problemas físicos.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Diagnosticado na infância, pode aparecer numa variedade de formas e tem muitas causas possíveis. As pessoas com TDAH (ADHD) apresentam, provavelmente, uma pré-disposição genética, mas a gravidade do problema também é influenciada pelo ambiente. O stress tende a agravá-la. As principais características deste transtorno encontram-se no seu nome. Os problemas de atenção incluem sonhar acordado, dificuldade de concentração e distrair-se facilmente.

A hiperatividade refere-se à inquietação ou à agitação. Desta forma, uma pessoa com o transtorno pode ser incomodativa ou impulsiva, pode ter problemas de relacionamento e pode estar predisposta a acidentes. A hiperatividade e impulsividade melhoram, muitas vezes, a medida que a pessoa amadurece, mas os problemas de atenção tendem a prolongar-se até à vida adulta.

Dislexia 

É considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. A Discalculia é uma má formação neurológica que provoca transtornos na aprendizagem de tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas, fazer classificações, dificuldade em entender os conceitos matemáticos, a aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica.

A psicopedagogia no trabalho com o autismo

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento do cérebro, mais comum em meninos do que em meninas. O autista tem dificuldades de comunicação e nas interações sociais, podendo também apresentar padrões de comportamento, interesses e atividades fora do habitual. Os sinais do autismo são habitualmente observados pela primeira vez antes do terceiro aniversário da criança. No entanto, apenas metade das crianças autistas são diagnosticadas antes de entrarem para a escola.

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