Neuropsicologia

Avaliação neuropsicológica e reabilitação

A Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia, que estuda as relações entre o comportamento humano e o funcionamento cerebral. O neuropsicólogo investiga o desempenho das habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.

A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos, leva de cinco a dez sessões. Geralmente essa avaliação é solicitada por profissionais da saúde, escolas ou responsáveis. O objetivo dessa avaliação é contribuir no planejamento do tratamento e no acompanhamento da evolução do quadro em relação aos medicamentos, cirurgias e reabilitações.

A avaliação inicia se com uma entrevista de triagem para obter informações sobre a saúde global do paciente: detalhamento do histórico pessoal e familiar, queixas emocionais, cognitivas e comportamentais. A partir dessa triagem são selecionados os testes e escalas neuropsicológicas que avaliam o funcionamento cognitivo e a sintomatologia clínica.

Os resultados indicarão as funções cognitivas preservadas e as funções que apresentam deficiência, sendo que, até as alterações leves podem ser detectadas ainda em estágios iniciais. No final, é elaborado um relatório neuropsicológico, ou seja, um laudo com os resultados da avaliação. Com a entrega do laudo para o paciente e/ou responsáveis, é feita uma devolutiva com a explicação dos resultados, conclusões e possíveis encaminhamentos.

É recomendada em casos onde haja suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.

Exemplos:

Transtorno do Espectro Autista
Deficiência Intelectual
Transtorno de Aprendizagem
Dislexia
Transtorno de Déficit de Atenção
Hiperatividade
Altas Capacidades
Doença de Alzheimer e diversos tipos de Demências;
Diagnóstico diferencial entre Depressão e Demência;
Epilepsia;
Distúrbios do desenvolvimento;
Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos;
Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Derrame;
Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos;
Esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas;
Déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias.

Já a reabilitação neuropsicológica, visa a estimulação cognitiva global, através de intervenção terapêutica das áreas deficitárias como tratamento principal ou complementar. Por exemplo, após sofrer um AVC, o paciente pode passar por uma avaliação neuropsicológica para detectar às áreas afetadas e em seguida iniciar a reabilitação, que são técnicas para auxiliar no processo de readaptação para que possam adquirir um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico.

Del Monte Psicologia - WhatsApp
Enviar