Responder a essa questão é como responder a questão “Como cuidar da saúde mental?” independente da pandemia, em qualquer época, para qualquer idade e gênero. Cuidar da saúde mental, é cuidar do nosso bio-psico-social, ou seja; corpo, cabeça e vida social. Precisamos manter esse tripé em equilíbrio.
Em primeiro lugar, faça atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana. Não tente se obrigar a fazer algo de que não gosta, isso não funciona, não é levado adiante. Em outras palavras, procure alguma atividade física que minimamente lhe dê prazer, o leque de possibilidades é imenso! A pandemia e o isolamento social exige que, por hora essa atividade seja feita dentro de casa.
Em segundo lugar, alimente se bem, em relação a quantidade e qualidade das refeições. Sendo assim, coma até se sentir satisfeito e não empanturrado. Além disso, evite o excesso de gorduras, frituras e açúcares.
Saúde mental requer equilíbrio!
Estabeleça uma rotina, o que não significa que você precise ser inflexível. É necessário ter mais ou menos um horário para as refeições, bem como para trabalhar e/ou estudar, fazer atividade física, ter lazer, descansar e dormir. Isso porque, a nossa cabeça e o nosso corpo precisam de um mínimo de organização para um bom funcionamento.
Mantenha suas interações sociais, ainda que elas precisem ser virtuais durante a quarentena. O ser humano é um ser social, que se percebe a partir da interação com o outro.
Aceite e valide os seus sentimentos. Chore quando precisar. O choro não nos torna fraco e ainda ajuda a proporcionar alívio. Não nos sentimos bem o tempo inteiro, que dirá em plena pandemia, com medo e cercados de más notícias.
Dentro da realidade e das possibilidades de cada um, procure estar em contínuo aprendizado e evolução. Aprender, faz com que a gente se sinta vivo e produtivo!