Relacionamentos por si só são complexos. Porém, o ser humano é um ser social, que desde criança aprende sobre si através da interação com as pessoas da família. A partir do que ouve e observa, vai criando sua visão sob si mesmo e o mundo que o rodeia.
Em primeiro lugar, todos os tipos de relacionamento apresentam suas dificuldades, desde os amorosos, como também os familiares, de amizade e no ambiente de trabalho. No entanto, você acredita que apresenta uma dificuldade maior para se relacionar com as pessoas? Pode ser consequência de uma dificuldade em se relacionar consigo mesmo.
Em outras palavras, nossas crenças sobre nós mesmos ou sobre relacionamentos, que são construídas a partir de nossas vivências, podem criar barreiras internas que atrapalhem muito ou até mesmo nos impeçam de construir boas relações. Por exemplo, uma rejeição na infância pode gerar uma repetição de padrão em que a pessoa estabelece com frequência, relações que lhe desperte o mesmo sentimento.
Essa dificuldade de se relacionar pode aparecer de diversas formas. Imensa dificuldade de confiar em alguém ou o contrário, um excesso de confiança em todos. Assim como, um expectativa grande em relação aos outros, gerando frequentes frustrações. Dificuldade de colocar limites nas relações, de dizer “não”. E infinitas outras dificuldades.
Você pode melhorar seus relacionamentos
Acima de tudo, caso esteja em busca de melhorar esse aspecto da sua vida, comece focando no seu autoconhecimento, procure se compreender, se aceitar, se gostar e se respeitar.
Porém, compreender a si mesmo e identificar possíveis crenças prejudiciais, que possam estar te atrapalhando em suas relações, está longe de ser uma tarefa simples. Para te auxiliar nessa empreitada, o profissional mais indicado é o psicólogo, invista em você e na sua qualidade de vida!