Puerpério é o nome que se dá a uma das fases mais intensas na vida da mulher. Seu início se dá imediatamente após o parto e dura em torno de 40 dias, a famosa quarentena ou resguardo. Sendo assim, é um período em que a mulher está em imensa transformação física e psíquica. Seus órgãos reprodutores estão voltando ao seu estado normal, o estado de antes da própria gravidez. Seus hormônios despencam, o hcg (exclusivo da gravidez), o estrógeno e a progesterona também, enquanto a prolactina aumenta (estimula a produção de leite pelas mamas).
Sobrevivendo ao Puerpério
A verdade, é que os 40 dias de puerpério são uma parte dos três primeiros e provavelmente mais difíceis meses da maternidade. A mulher está com muito sono e cansada, mas não há como “pausar” o bebê. A sensação comum é de ter se perdido de si mesma, afinal nesse comecinho a dedicação de tempo e energia é de praticamente 100%. Talvez, se as mães pudessem fazer um pedido nesse período, gostariam muito de ganhar ao menos umas seis horas só para elas. E acredite, para o básico! Fazer um cocô sem pressa, tomar banho, comer, dormir sem hora pra acordar e ainda fazer um pouco de qualquer coisa das que goste muito, como ler, assistir tv ou conversar com uma amiga. No final das contas, em outras palavras o que essas mães estariam pedindo?! Para se encontrarem um pouco com si mesmas!
Então como passar pelo puerpério ou ajudar uma mulher nisso? Proporcione todas as possibilidades para esse reencontro consigo acontecer! Para isso, ajuda demais ter com quem contar na divisão das tarefas com o bebê e a casa. Por mais que ainda há quem pense “Ela passou o dia inteiro em casa, está cansada do que?!”.