Corpo e mente estão em constante intercomunicação. Então, com o sofrimento emocional e psicológico, o corpo produz cortizol, hormônio do stress, que com repetidas descargas pode debilitar a saúde. Chamamos de psicosomatização quando apresentamos sintomas físicos por causas emocionais.
Há sofrimentos que se, por algum motivo, forem ignorados pela pessoa, manifestam-se através de sintomas, como em uma válvula de escape. Todo e qualquer sintoma tem a função de alertar que algo não está indo bem, da mesma forma como a somatização te convida a olhar o que não está bem na sua vida; relacionamentos, insatisfação no trabalho, estresse, tristezas, angustias, frustrações, ansiedade, etc.
As emoções são humanas, todos nós em alguns momentos sentimos tristeza por exemplo, o limiar entre o saudável e o patológico é com que intensidade e frequência esse sentimento aflora e principalmente quais são os efeitos dele na nossa vida. No entanto para ilustrar, quando a tristeza perdura muito e de forma intensa, pode deprimir o sistema imunológico e acarretar uma pneumonia.
Psicosomatização
Exemplos de doenças psicossomáticas são: asma, bronquite, alergias, psoríase, gastrite, úlcera e muitas outras. O tratamento para tais doenças requer psicoterapia para trabalhar as causas e muitas vezes acompanhamento médico agindo diretamente contra os sintomas.
Corpo e mente conversam entre si buscando sempre o equilíbrio. Você já sentiu dor de cabeça após ter um dia muito difícil? É um sintoma físico de um sofrimento emocional. Assim como dor na cervical por conta de tensão é super comum. Da mesma forma, há quem tenha dor de garganta quando não está conseguindo dizer algo importante para alguém.
E o que podemos fazer para ajudar nessa busca pelo equilíbrio entre corpo e mente? Cuidar da saúde física e emocional! Alimentação saudável, atividade física e dormir bem estão entre os mais conhecidos cuidados com a saúde do corpo. Além disso, para cuidar das emoções, precisamos nos conhecer bem e aprender constantemente a lidar com nossos sentimentos.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.