Planejando a aposentadoria, ela pode ser vista como o começo de uma vida de liberdade e novas oportunidades. Em primeiro lugar, a grande vantagem é ter tempo livre, o que dá a chance de aumentar bastante a qualidade de vida, ganhando minutos a mais de sono e sem precisar acordar com despertador. Em segundo lugar, é fundamental manter relacionamentos com amigos e familiares para evitar o isolamento e a solidão. O ser humano é por natureza sociável e isso não muda com o avanço da idade, apenas toma outra forma. Talvez a gente fique mais criterioso, muito mais voltado para relações de qualidade do que para quantidade delas. Para quem via o trabalho como refúgio de relações familiares insatisfatórias, a saída do trabalho também representa o regresso para casa e a proximidade com questões familiares por muito tempo evitadas.
Acima de tudo, quem estabelece metas concretas para o período de aposentadoria, apresenta se melhor preparado para enfrentar a nova situação. Além disso, o desligamento abrupto pode potencializar desajustes e acarretar sofrimento. Quando é possível, a aposentadoria gradual é uma excelente alternativa. Sendo assim, poder ir diminuindo o tempo de trabalho ao invés de parar completamente e de repente.
Já está planejando a sua aposentadoria?
O quanto antes você pensar na sua aposentadoria, maiores serão as chances de aproveitá-la da melhor maneira possível. Portanto, é preciso aceitar que os anos passam e perceber que cada fase da vida reserva a possibilidade de momentos extremamente prazerosos.
Em terapia, o psicólogo pode trabalhar com o paciente, questões relacionadas ao sentido da vida, fortalecimento de novos papéis e vínculos sociais, resgate e construção de um novo projeto de vida, cuidados com a saúde física e mental, dentre outras possibilidades.