Estamos vivendo uma situação sem precedentes. O mundo inteiro sendo atingindo de maneira arrebatadora pela pandemia do Corona vírus. O Covid-19 atinge a saúde física dos indivíduos, o sistema econômico e de saúde dos países, assim como a saúde mental das pessoas.
Uma imensa parte da população mundial já está sofrendo com os cruéis desdobramentos sócio econômicos da pandemia; desemprego, falta de dinheiro e até de comida. Algumas regiões do mundo viveram o colapso de seu sistema de saúde, com leitos super lotados, perderam milhares de vidas por falta de socorro. Há ainda, as regiões que sofreram o colapso do sistema funerário e tiveram que improvisar no destino dado aos corpos.
Nós assistimos à tudo isso e é compreensível os consequentes reflexos na nossa saúde mental. Ou estamos no grupo de pessoas que já está vivendo as situações citadas acima, ou estamos com muito medo de entrarmos para esse grupo e bastante tristes de acompanhar tanto sofrimento em nosso entorno. Sendo assim, diante das circunstâncias e da imensa incerteza sobre o dia de amanhã, é natural sentirmos tristeza, ansiedade, preocupação, raiva e insatisfação. Bem como, são recorrentes os relatos de insônia e também extremo cansaço.
O mundo já viveu graves pandemias, como a gripe espanhola, que apesar do nome, começou nos Estados Unidos em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. Soldados americanos levaram o vírus influenza para os fronts de batalha na Europa, onde a doença se disseminou e matou entre 17 e 50 milhões pessoas. Porém, numa época em que a comunicação e a locomoção eram completamente diferentes dos disponíveis atualmente. Enquanto hoje, a bordo de um avião, em horas cruzamos o mundo, o que facilitou a disseminação do coronavírus.
Pandemia: estresse, ansiedade, depressão, TOC…
Biologicamente falando, quando estamos diante de uma ameaça à vida, ativamos o mecanismo de luta ou fuga, ou seja, liberamos os hormônios prejudiciais do estresse, o cortizol. É como se o nosso organismo ficasse em alerta, preparado para agir e lutar por sua sobrevivência. Isso faz o coração disparar, para levar mais sangue para os músculos trabalharem. A respiração fica acelerada na tentativa de captar mais oxigênio e estoques de energia são liberados para servir de combustível. A espécie humana vem sobrevivendo às adversidades, graças a esse sistema de auto proteção.
No entanto, como o Corona vírus não é visível a olhos nus e pode estar em qualquer lugar, representa um perigo permanente e o nosso organismo tende a se manter em tensão o tempo todo. Desta forma, consequentemente também estamos vivendo uma pandemia de medo e estresse. Os especialistas em saúde mental não só prevêem uma onda de doenças mentais, como já observam esse fenômeno. Houve um considerável aumento de pessoas sofrendo crises de ansiedade, pânico, depressão e TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Cuide da sua saúde mental sempre e principalmente nesse momento! Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.