O autoconhecimento é uma coisa só, mas se pudéssemos dividi lo em diferentes partes, para torna-lo mais fácil de explica lo e entende lo, eu dividiria da seguinte forma:
O que você está fazendo?
O ser humano é antes de mais nada um animal, um mamífero. O que nos diferencia dos demais animais é justamente a auto consciência, a capacidade de se perceber e refletir sobre si mesmo.
Viver de forma automática, sem reflexão, é um imenso desperdício do que há de mais humano em nós. É não assumir a responsabilidade sobre a própria vida e sobre as próprias escolhas, terceirizando essa responsabilidade para o chamado destino ou até mesmo sorte.
As rédeas da nossa vida precisam estar em nossas mãos. Há algumas situações que simplesmente acontecem, como por exemplo a morte dos nossos pais. Não podemos escolher se isso vai acontecer e quando acontecer, mas está nas nossas mãos a forma como enfrentaremos esse momento tão difícil.
O que você está sentindo?
É importante entender o que sentimos e o porquê de tais sentimentos. Desta forma evitamos viver em meio a confusão de emoções. Por exemplo: Você está muito ansiosa? Porque? Porque costuma deixar tudo pra fazer na última hora? Então se você organizar seu tempo e suas atividades, pode evitar essa ansiedade toda?
Ao invés de reprimir seus sentimentos, você pode entende los e usa los a seu favor. Até mesmo sentimentos ruins como raiva, tristeza e frustração, por exemplo, são emoções humanas e que portanto, sentiremos sim em alguns momentos da vida. Quando refletidos, são grande fonte de autoconhecimento, aprendizado do auto controle e evolução.
Para completar seu autoconhecimento: quais são seus pontos cegos?
Na fase mais profunda do autoconhecimento, você pode perceber suas crenças limitantes e falsas imagens que criou de si mesmo. Somente tendo consciência de tais crenças e pensamentos negativos, podemos aos poucos reconhecer nossos mecanismos de defesa e caminhar na direção de transforma los. Por exemplo: Porque sou extremamente tímido? Sou muito crítico comigo e com os outros. Acredito que eu e as pessoas deveríamos ser espetaculares, então não me permito falar qualquer coisa, agir de qualquer forma. Até porque imagino que os outros estarão me criticando mentalmente, o mesmo tanto que eu crítico.
No próximo artigo, vou listar alguns exercícios que você pode fazer sozinho ou em terapia para desenvolver o autoconhecimento.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.