Para grande parte das mulheres, a maternidade é um sonho e nenhuma delas pensa em infertilidade. Em outras palavras, ninguém cogita a impossibilidade de engravidar, até se deparar com dificuldades. No entanto, nas últimas décadas tem se notado um aumento significativo de mulheres com dificuldade para engravidar. Um dos motivos é o fato de a decisão de ter filho está acontecendo cada vez mais tarde. No geral depois dos 30 anos e não raramente próximo aos 40 anos, quando a quantidade e a qualidade de óvulos diminuiu.
Infertilidade, aborto e perda perinatal são algumas das experiências de vida mais dolorosas que uma mulher pode ter. Acima de tudo, dor física e emocional. Depois disso, vergonha, culpa, sensação de impotência e a experiência de não conseguir ter um bebê é, muitas vezes, um trauma existencial.
Trauma esse que pode levar os casais a questionarem o propósito da sua união e cada um deles a questionar o propósito da própria vida. Além disso, na maior parte das vezes, o casal passa por tudo isso em silêncio, evitando o assunto até entre eles na tentativa de preservar a relação. Somado ao sofrimento emocional e físico, as sucessivas tentativas de engravidar e posteriores tratamentos de fertilidade, são de altíssimo custo financeiro, sobrecarregam e desgastam ainda mais os casais.
Tratamentos e acompanhamentos para enfrentar a infertilidade
Hoje em dia, há diversos tratamentos de reprodução humana e eles estão cada vez mais avançados, o que viabiliza a realização da maternidade para boa parte das mulheres que enfrentam a infertilidade. Procure bons especialistas!
Da mesma forma, em um período tão difícil como este, a psicoterapia pode ser sua grande aliada. Um espaço para dividir as angústias, controlar a ansiedade, zelar pela relação do casal que fica tão fragilizada e acarinhar a si mesma, que muitas vezes está em frangalhos. A psicóloga pode ser quem estará de mãos dadas para enfrentar cada decisão e cada etapa deste processo.
Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.