Os filhos podem e devem ajudar nas tarefas domésticas, crianças e adolescentes, faz parte da educação . Essa ajuda precisa ser proporcional a idade/tamanho/maturidade de cada um. O quadro acima é apenas um parâmetro das atividades que cada faixa etária é capaz de ajudar.
Quanto mais tarde os pais começam a inserir na vida dos filhos a participação na realização das tarefas domésticas, mais difícil se torna essa empreitada. Sendo assim, os bebês já podem crescer se acostumando com o fato que os brinquedos precisam ser guardados quando termina a brincadeira.
Ajudar nas tarefas domésticas promove o desenvolvimento da autonomia da criança, bem como a responsabilidade, organização e coordenação motora. No entanto, tudo isso deve ser transmitido às crianças gradualmente e de forma prazerosa. Algumas dessas tarefas precisam se tornar rotina como por exemplo; guardar os brinquedos, a própria roupa e os sapatos e arrumar a cama. As tarefas mais abrangentes são inseridas aos poucos e começam pela organização e limpeza do próprio quarto.
Ainda que se tenha uma funcionária trabalhando em casa para manter a limpeza e a ordem, acredite, é indispensável e saudável que seu filho aprenda a cuidar de si mesmo e do ambiente em que vive. Ele pode ser responsável por arrumar sua própria cama diariamente, bem como recolher suas roupas e sapatos e tirar seu prato da mesa ao terminar de comer.
Faz parte da educação dos filhos
Essa é uma das partes difíceis da educação. Isso porque, os pais muitas vezes se sentem perdidos, não sabem se estão sendo duros demais ou moles demais. As crianças vão, espertamente, aproveitando essa insegurança dos pais e se acomodando no que lhes parece muito vantajoso, não fazer nada. Porém, estão enganadas! É extremamente vantajoso desenvolver autonomia, responsabilidade e auto cuidado.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.