Espero que você esteja na sua prazerosa jornada de autoconhecimento. Listo aqui mais alguns exercício para praticá-lo.
Comece assim:
- Em primeiro lugar, aumente a consciência sobre sua linguagem corporal, sua postura e maneirismos. A forma como sentamos, andamos e nos comunicamos usando as mãos por exemplo, dizem muito sobre como nos sentimos. Bem como, mudar nossa postura também nos ajuda demais a mudar como nos sentimos. Uma postura de baixa potência, ou seja, morna, com os braços largados, jogado na cadeira ou andar se arrastando, reflete e/ou alimenta a baixa auto-estima. Além de não transmitir auto confiança, credibilidade.
- Em segundo lugar, conheça sua personalidade pra que maximize seus pontos fortes e gerencie seus pontos fracos.
- Em terceiro lugar, pratique auto-avaliação e reflexão. Pergunte-se “o que eu fiz bem hoje?” e “como posso melhorar isso amanhã?”. Observe se você disse coisas das quais se arrependeu, teve hábitos ruins ou pensamentos negativos, tomou decisões distraídas.
- Além disso, feedbacks construtivos e regulares podem ser úteis. Desta forma, seu processo de autoconhecimento pode ser desenvolvido, também com base em visões externas e diferentes.
Continuação da jornada:
- A meditação é uma boa ferramenta para desenvolver o autoconhecimento. Em outras palavras, concentrar-se unicamente em sua respiração é focar em um processo interno chave. Comece a praticar cinco minutos de meditação em um lugar quieto, sentado e respire pelo nariz e pela boca. Conte suas respirações em silêncio, lendo sua mente quando ela vaguear.
- Acima de tudo, questione se! Suas opiniões nem sempre estão ou precisam estar totalmente corretas. Coloque uma interrogação no lugar dos pontos finais. Pense se suas convicções fazem mesmo sentido ou se precisam ser tão pouco flexíveis. Desta forma, você pode lidar melhor com outros pontos de vista e até rever certos posicionamentos.
- Olhe as pessoas nos olhos, perceba como as pessoas reagem quando estão com você e o impacto que você causa nelas. Você consegue deixá-la confortável? Ou essa pessoa sempre parece com medo e ansiosa para terminar a interação? Reflita o que isso diz sobre você.
- Escreva suas crenças e valores. Além disso, pense sobre cada um desses pontos e se você realmente os tem seguido e andado pelo caminho que deseja.
- Organize se e estabeleça prioridades.
Em outras palavras, uma maneira de entrar em contato com seus pensamentos e sentimentos é praticar a atenção plena. Quando nos entendemos melhor somos capazes de entender os outros. Isso diminui conflitos e estimula as ligações sociais.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.