Há muitos estudos que demonstram os benefícios de viver ao lado de um bicho de estimação, já que eles estabelecem uma troca afetiva muito positiva. Os especialistas explicam que o ser humano ativa seu sistema límbico quando em contato com os bichos, ativando suas emoções mais instintivas. Ocorre assim a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.
Ter um animal de estimação é ótimo para as crianças. Além de os bichinhos fazerem companhia e darem carinho, precisam de cuidados e assim ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade de seus donos. Para os idosos, além de o bichinho tornar o ambiente mais alegre, faz com que os donos se movimentem mais, melhorando o bem estar físico.
Tratamentos com a participação de bichos
Não é à toa que existem tratamentos terapêuticos com a participação de animais. Por exemplo, a equoterapia com os cavalos, que ajudam no desenvolvimento motor do paciente e também afetivo. Da mesma forma, já existem hospitais pelo mundo, que regularmente proporcionam a seus pacientes de internação, a visita de alguns bichinhos. O cachorro acaba sendo o mais presente nessas visitas, mas já existe a visita de cavalo ao hospital. Tudo isso porque, já é comprovado cientificamente os benefícios que a interação com os bichinhos provoca no ser humano. Nesses pacientes internados, há uma melhora significativa no sistema imunológico de cada um. Substâncias químicas do bem são produzidas em nosso corpo quando sorrimos, damos e recebemos carinho.
Com os bichinhos experimentamos o famoso amor incondicional. Quem tem um bichinho em casa, sabe que esse é um amor impossível de se descrever. Eles nos despertam carinho, amor, cuidado, lealdade, empatia, socialização, aceitação, motivação, segurança e responsabilidade por exemplo. Proporcionam apoio emocional e social sem iguais.