Abordagens teóricas da Psicologia

TCC – Terapia Cognitivo Comportamental
Através do condicionamento, foca em tratar as causas das questões emocionais ou comportamentais, que são geralmente crenças e pensamentos distorcidos. Entende que experiências do passado e da infância, podem influenciar no seu pensamento atual. Também leva bastante em conta a influência do ambiente, no comportamento do ser humano.
Psicanálise
Criada por Freud, busca com que o paciente passe a ter consciência de padrões de pensamentos e comportamentos, até então inconscientes, liberando emoções reprimidas. Acredita que nossas questões podem estar enraizadas na mente, e ao falar sobre elas, o próprio paciente passa a compreender e vai se desvencilhando daquela realidade limitante. Experiências do passado e da infância permanecendo no nosso inconsciente, influenciam nossos comportamentos e sentimentos, podendo levar a sintomas negativos para a saúde mental.
Análise Junguiana ou Psicologia Analítica
Seu principal teórico é o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. A psicologia analítica possui como base, o alinhamento entre o consciente e o inconsciente do paciente, buscando equilíbrio entre o mundo externo e interno.
Psicoterapeuta e paciente atuam juntos, na busca pela essência do paciente e seu auto-conhecimento, identificando seus pontos fortes, suas fraquezas e crenças que podem estar limitando seu crescimento pessoal e profissional.
Existencialismo
Acredita que a essência do indivíduo é formada através de suas vivências e experiências, da sua liberdade e responsabilidade de fazer escolhas. O trabalho se concentra no “ser” e no que o indivíduo pode se tornar, explorando as oportunidades de escolhas que estão à sua frente. Analisa as crenças que o levaram a fazer uma determinada escolha, criando uma percepção mais profunda do “eu”. Com autoconhecimento, conseguimos enxergar um projeto de vida que nos leve a autorrealização.
Histórico-Cultural
Percebe o ser humano como uma construção social, integrando fatores biológicos e sociais. Considera que o social existe até onde há apenas um indivíduo e suas emoções pessoais. Ou seja, o modo como o sujeito lida consigo e com os outros, originou-se nas suas relações sociais.
Transpessoal
Trabalha os aspectos transpessoais, autotranscedentes e espirituais da experiência humana. Estuda o ser humano em sua totalidade, abrangendo as contribuições de outras ciências, como: medicina, antropologia, sociologia, física, química, biologia e metafísica.
Fundamenta-se nos conteúdos místicos e iniciáticos que sempre tiveram por objetivo o despertar da consciência e a iluminação espiritual.