Profecia auto-realizadora
Profecia auto-realizadora é uma expectativa ou um prognóstico sobre algo ou alguém, que ao se tornar crença provoca sua própria realização, é o que chamamos popularmente por poder do pensamento. Quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, a previsão influencia o comportamento delas concretizando a crença.
Tal fenômeno foi nomeado pelo sociólogo Robert K. Merton, sob o conceito (self-fulfilling prophecy) no seu livro Social Theory and Social Structure, de 1949. Merton observou que quando se espalha o boato de que um banco está em dificuldades, os correntistas retiram dali valores depositados, fazendo o banco falir. Segundo Merton 1949, a profecia auto-realizável é inicialmente uma definição falsa da situação, porém suscita um novo comportamento, tornando tal concepção verdadeira.
Exemplos de profecias auto-realizadoras são quando os pais dizem frequentemente perto do filho que “ele é terrível”, “é igualzinho ao pai”. A profecia estigmatiza um indivíduo em função de um de seus comportamentos e a crença passa a ser de que assim sempre será em todas as situações, o que não é verdade, pois nosso comportamento é diferente para cada vínculo ou situação. No entanto se eu começo a me relacionar com uma criança já acreditando que ele seja “terrível” como disseram, minhas atitudes com este indivíduo podem o fazer agir conforme minha expectativa.
É isso que podemos chamar de força do pensamento, afinal é ele quem comanda nossas ações. O que também explica o poder da fé independente da religião ou crença. Quando um paciente recebe um diagnóstico como de câncer, acreditar na cura não basta por si só, mas tem uma influência imensa no tratamento.
Pensamento e Psicologia
A Psicologia Cognitiva aponta para o fato de que todo pensamento gera uma emoção e por si só uma ação. Pensar positivamente não basta se permanecermos estáticos aguardando boas novas. Então acredite e faça acontecer.
Você já fez psicoterapia? Agende sua sessão e veja onde estamos no mapa.